quarta-feira, 11 de abril de 2007

Redes

1. - modelo de redes igualitárias: ela que diz que cada um tem a mesma chance de conhecer todas as pessoas como qualquer outra, o que na verdade não acontece, pois existem pessoas mais extrovertidas, mais comunicativas, que com isso acabam facilitando o contato com as outras pessoas. Então para mim esse modelo não existe.
- modelo de mundos pequenos: fotolog´s, blog´s, onde tem outras pessoas como link´s, que tem mais outras, e assim uma pessoa vai indo de fotolog em fotolog e acaba de novo no seu proprio muitas vezes, as pessoas acabam sempre tendo um conhecido que é amigo ou conhecido de um outro que é conhecido daquele outro, e assim as pessoas acabam sempre tendo uma ligaçao atravéz de nós em comum.
- modelo de redes sem escalas: o maior exemplo que eu me lembro agora desse modelo é o orkut, onde a pessoa que tem mais amigos acaba fazendo mais e mais, assim acabam tendo mais de um perfis para seus milhares de amigos, que as vezes nem sao seus amigos, sao amigos dos amigos, mas que por ser uma pessoa ´conhecida´ acabam adicionando, e daí vem a teoria de quem é mais popular fica cada vez mais popular.

2. Pra mim o orkut se enquadra em 2 modelos de redes; no modelo de mundos pequenos ele se aplica onde tens amigos que sao amigos de outros e atraves deles talvez tu acabes até te tornando amigo deste outro e assim vai acontecendo a ligacao entre as pessoas. No modelo de redes sem escalas como ja usei como exemplo ali em cima o orkut faz com que as pessoas que tem mais amigos acabem criando outros e mais outros atraves dessa ´popularidade´, entao ela se torna cada vez mais popular.

3. O ciberespaço atua na construção de redes sociais, quando muitas vezes é atraves dele que até namoros acontecem, atraves do msn, do orkut, dos fotolog, onde as pessoas vao criando ´ligações´ pessoais que nao tinham antes, vao ficar sabendo mais um pouquinho que seja da vida daquela pessoa atraves do seu perfil do orkut, das suas fotos, de seu fotolog, que muitas vezes tem fotos de anos atras, e assim é possivel até ficar sabendo de muitos momentos pessoais daquela pessoa, que ela acabaria nem contando se o contato fosse pessoal.

Um comentário:

raquel disse...

Lara: Afinal, o par perfeito é ou não é um exemplo de redes igualitárias? Existe o modelo ou não? :) Te decide... hehehehe